Bem vindo a este lugar

"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras."

(William Shakespeare)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO

Assim que cheguei de Assis, uma pessoa muito querida minha, uma de minhas asas franciscanas pediu para que contasse minha experiência a partir dos sentidos.
Foi muito interessante organizar tudo o que vivi a partir desses cinco caminhos. E como é forte isso. Sem sombra de dúvidas tudo o que entra no cérebro usa uma dessas vias. E foi aí que senti a necessidade de criar um Cheiro de Assis.
Trouxe uma pedra de cada lugar que estive, exceto do Alverne (não me perguntem porque não!) e, coloquei num recipiente com álcool de cereais. Queria que elas, as pedras, permitissem que o álcool fosse a via para transmitir o que elas guardavam. E, com esse álcool, adicionando os aromas que senti lá, criei o Cheiro de Assis. Ele é único. Esse "cheiro" tem três aromas que o formam e cada um fica um momento com a gente. É muito bom!! Permite que, pela Via do Olfato, eu me mantenha unida aquele lugar que agora é meu, também.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

UM PRESENTE DE PAULO FREIRE

"Escolhi a sombra de uma árvore para meditar

no muito que podia fazer enquanto te esperava

quem espera na pura esperança

vive um tempo de espera qualquer.

Por isso enquanto te espero

trabalharei nos campos e dialogarei com homens, mulheres e crianças

minhas mãos ficarão calosas

meus pés aprenderão os mistérios dos caminhos

meu corpo será queimado pelo sol

meus olhos verão o que nunca tinham visto

meus ouvidos escutarão ruídos antes despercebidos

na difusa sonoridade de cada dia.

Desconfiarei daqueles que venham me dizer

à sombra daquela árvore, prevenidos

que é perigoso esperar da forma que espero

que é perigoso caminhar

que é perigoso falar...

porque eles rechaçam a alegria de tua chegada.

Desconfiarei também daqueles que venham me dizer

à sombra desta árvore, que tu já chegaste

porque estes que te anunciam ingenuamente

antes te denunciavam.

Esperarei por ti como o jardineiro

que prepara o jardim para a rosa

que se abrirá na primavera"

Paulo Freire

EU NASCI DA PACIÊNCIA DE DEUS

Hoje não vou postar foto ... chega, né!! Pelo menos PHN.
Vou colocar a letra de uma canção de Padre Zezinho que amo muito (amo a ele e a música dele, também).
Ela diz assim:
"Desde sempre, lá do infinito.
Desde sempre Deus me amou.
O meu ser ainda não existia
Mas meu Deus me imaginou
E quando Deus imagina
Faz muito mais que pensar
vai criando condições
Deus é um Deus paciente
Foi semeando a semente
Não me criou de repente
Eu nasci da paciência de Deus"

É linda ou não é?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FIDELIDADE

Um dos mais fortes ensinamentos de Francisco de Assis é da fidelidade a Santa Igreja.
Estivemos lá, ouvindo nosso Pastor. E nesse dia ele falou da necessidade da oração. Uma frase que ele disse muito me marcou. Foi mais ou menos assim: " Só pela oração o homem conhece a Deus e se faz conhecer por Ele". Isso é muito grave, muito sério. Peço a Deus que me ajude a ser fiel a esta Igreja que tanto amo.

TRIO PARADA DURA

Gratidão eterna a esses três companheiros de viagem que tanto se dedicaram para que a nossa Experiência fosse perfeita. E conseguiram.
Valeu, Bernadette! Grazie!
Valeu, Frei Marco Antonio! Grazie!
Valeu, Irmã Jailda! Grazie!

O SONHO DO PAPA

Uma das mais belas passagens da vida de São Francisco de Assis é esta, quando ele e alguns companheiros vão pedir ao Papa a benção e a autoriazação para a nova Ordem que nascia.

Que encontro, meu Deus!

A providência divina...a obediência...a intuição...lindo demais.

E esse monumento fica bem em frente a Basílica de Sâo João de Latrão e, se você se colocar atrás dela, pode ver perfeitamente as mãos de Francisco escorando a Basílica. Vale a pena!

sábado, 23 de julho de 2011

SÃO JOÃO DE LATRÃO

Aqui, neste lugar, o coração bate mais forte.

Foi aqui que Francisco de Assis falou com o Papa pedindo autorização para viver o Evangelho na pobreza, monorismo e humildade. Foi aqui que renovamos nossas promessas de continuarmos seguindo esse ideal de vida! Momento especial em toda a Experiência.

NESSE LUGAR O EURO CAI...

... Cai no fundo da fonte. Até dá pra ir a Roma e não ver o Papa. Mas ir a Roma e não jogar uma moedinha na Fontana de Treveli é impossível. Quer dizer...eu, por exemplo, dessa fez não joguei. Fiquei por ali vendo o movimento. Como é linda! Vale a pena ficar por lá, principalmente tomando um sorvete de chocolate da gelateria da esquina...espetacular!!

PISANDO A TERRA DOS MÁRTIRES

Que saudades desse povo!

Sei que pra Roma posso voltar, se eu quiser. Mas reunir esse grupo de novo, nunca mais... nem lá a gente conseguiu fazer uma foto com todo mundo! Sempre faltava alguém...mas eta saudade brava!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DIZEM QUE QUEM TEM BOCA VAIA ROMA. MAS QUEM TEM MÃOS, APONTA CAMINHOS E LUGARES MAGNÍFICOS ...

Roma é simplesmente única pra mim. Ela é linda! Ela é grande! Ela é velha! Tudo o que gosto num lugar ela tem. E poder andar por ela me enche de prazer. Frei Marco Antonio o tempo todo atento nos apontando os caminhos, os monumentos, os lugares. E dá-lhe fotos!!! Estar em Roma é uma experiência fantástica. A gente se encontra com a História em qualquer esquina. Nenhuma rua é comum. E você nunca sabe o que irá encontrar na próxima esquina...isso é Roma.

A NOVIDADE COMEÇOU AQUI

A primeira novidade dessa Experiência foi conhecer a parte mais antiga de Roma de ônibus circular. Achei fantástico! O povo todo no ponto do ônibus... foi muito legal, muito prático e muito barato!! Em homenagem a Primavera que não deixou a gente se esquecer que Deus é maravilhoso, criativo e de muito bom gosto, me vesti de floreira. Ao meu lado a Irmã Maria Angela, toda turista, chiquérrima e, o Frei Erivan. Foi nesse dia que nós dois começamos uma deliciosa amizade. E ele tentando imitar meu "r"...sem chance..ele é baiano. Caipira como o meu é difícil imitar porque é original...

NO AR....

Ficar dez horas dentro daquela latinha apertada, sem nenhuma paradinha em posto pra um lanche ou uma esticadinha é fogo!

Chega uma hora que acaba a graça, acaba o assunto, ... e olhem que fui muito bem acompanhada: Irmã Maria Angela e Cid.

E outra coisa, outro detalhezinho que favoreceu foi a tripulação: que espetáculo!! Povo lindo demais! Enchia os olhos!!! Mas dez horas são dez horas.

Reclamações a parte foi uma viagem abençoada!

JÁ ESTÁ CHEGANDO A HORA DE IR...

Pronto, chegou o dia!

Emoção a flor da pele...malas prontas...fotos finais em São Paulo.

Deixaremos o Brasil em poucas horas. Deus do céu, que mistura de emoção. Apesar de ser um grupo tão grande eu me sentia tão sozinha. O choro estava ali, grudadinho no olho...era só mexer um pouquinho e ele sairia sem dificuldade. Eu tinha certeza de que seriam dias abençoados, mas eu sabia que até da alegria eu tinha medo. Daqui da frente do computador, hoje, sabendo de tudo o que aconteceu de bom nessa Experiência, ainda assim eu me entendo. Mas Roma...aqui vamos nós!

NA CASA DE MADRE PAULINA


Foi na casa onde Santa Madre Paulina viveu seus últimos anos que vivi os primeiros dias da Experiência Assis. É engraçado, pois no início eu ficava questionando do porque desses dias em São Paulo...todo mundo estava ansioso por chegar logo em Assis. Mas depois a gente se dá conta de que o mais importante tempo da Experiência é esse: quando formamos Fraternidade. Todos os dias eu me colocava diante dessa imagem, onde se encontram os restos mortais da Madre para pedir as bençãos de Deus. Eu estava feliz e ao mesmo tempo apavorada com a ideia de ficar 30 dias na Itália. Foi difícil do coração se acalmar. E foi nesse mesmo lugar, numa das missas que Frei Marco Antonio, refletindo sobre o Evangelho, começou a me colocar no meu lugar...

FOI AQUI QUE TUDO COMEÇOU

Depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém mais precisou me dizer o que eu devia fazer, mas ele mesmo, o Senhor me mostrou...e foi aqui que iniciou-se minha Experiência Assis. Foi nesta casa que fiquei por cinco dias para conhecer cada um que me acompanharia na Experiência. Fiquei feliz pois saí sabendo o nome de cada um ...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

COMPANHEIROS APONTAM LUGARES

ASSIS - vista da estrada
A primeira emoção

COMPANHEIROS SEMPRE CANTAM

O medo de amar é o medo de ser livre(Beto Guedes e Fernando Brant)

O medo de amar é o medo de ser
Livre para o que der e vier
Livre para sempre estar
Onde o justo estiver

O medo de amar é o medo de ser
De a todo momento escolher
Com acerto e decisão
A melhor direção

O sol levantou mais cedo e quis
Em nossa casa fechada entrar
Pra ficar

O medo de amar é não arriscar
Esperando que façam por nós
O que é nosso dever
Recusar o poder

O sol levantou mais cedo e cegou
O medo nos olhos de quem foi ver
Tanta luz

COLÍRIO PARA O OLHO DIREITO - DANIEL CRAIG

COLÍRIO PARA O OLHO ESQUERDO - DANIEL CRAIG