Bem vindo a este lugar

"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras."

(William Shakespeare)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Você gostaria de SER franciscano secular?



Faço sempre essa pergunta para as pessoas e a resposta, muitas vezes, vem em forma de pergunta, também: mas o que é que franciscano secular FAZ?
E eu respondo: NADA.
Por que será que a gente sempre confunde esses dois verbos?
Muitas vezes, quando nos perguntam quem somos, respondemos o que fazemos. Até o Chico se tornou “Xyco do SAAE”.
Mas, voltando ao assunto, franciscano secular não faz, ele é.
A gente é franciscano.
A gente precisa lembrar sempre que tudo o que a gente faz, depende do que a gente é.
Quando a gente é feliz, realizado, consciente dos defeitos e qualidades que tem - tudo o que fazemos é bom, é verdadeiro, é fértil.
Ser franciscano secular é viver o Evangelho de Jesus aqui, no mundo, dentro das nossas casas, entre nossos amigos, na nossa família, no nosso ambiente de trabalho. Isso já é o bastante pra se começar, não acha?
Quando eu faço a opção de ser franciscano secular, busco a realização do meu ser que foi, um dia, chamado a viver dessa forma. E aí, o que quer que eu faça, perpassa por esse meu ser franciscano: sendo professora, sou franciscana secular; lidando com meus problemas, sou franciscana secular; me divertindo com meus amigos, sou franciscana secular; como agente pastoral, sou franciscana secular; diante do desfavorecido, sou franciscana.
Pensando bem, talvez eu deva mudar a resposta que dou para aquela pergunta.
Quando perguntarem: o que é que franciscano secular FAZ?
Vou responder: alguém que decide SER franciscano secular, FAZ a diferença, pois escolheu, para si, viver o Evangelho de Jesus Cristo dentro da proposta de São Francisco de Assis.
E então?
Você gostaria de SER um franciscano secular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração. Acrescente...
Paz e bem