Bem vindo a este lugar

"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras."

(William Shakespeare)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Para Silvana


PARA UMA DAS MAIS NOVAS APAIXONADAS PELO POBREZINHO DE ASSIS ...



Francisco de Assis é a saudade que temos daquela perdida terra prometida ,onde não chegamos, porque perdemos os nossos sonhos em algum lugar.
Francisco de Assis é a medida do essencial para renunciar tudo aquilo que é vão e nos nivela por baixo.
Ele é a inocência, a jovialidade, a alegria de ser, a paixão, a doçura, a emoção, o ardor e a simplicidade. Ele é a loucura e o escândalo, a fé vivida com coerência.
Francisco de Assis é o intuitivo, o otimista religioso, a palavra portadora de alegria, a vontade criativa e criadora.
Para os que amam a natureza ele é o humano primitivo, a cristianização do cosmos, a comunhão com a matéria.
Para os estetas ele é um ícone sempre representado, um sabor novo, um pão caseiro.
Para os estudiosos ele é ensaio, romance, literatura e lendas.
Para os místicos ele é um contemplativo itinerante, um provocador espiritual.
Para os frades ele é um pai sempre vigoroso e terno.
Para o Evangelho ele é um Espelho da Perfeição.
Para a Itália é “o mais italiano de todos os santos e o mais santo de todos os italianos”.
Para o mundo, Francisco é o novo e o futuro, um presente de oito séculos.
Para a psicologia é o humano fecundo, um sentimento sem amargura.
Para Clara de Assis ele é o que vai junto modelando o melhor da raça humana, amor sublimado no projeto comum, companheiro de céu antecipado nestas coisas da terra.
Ele é a Paz e o Bem!
A mundividência despojada do Pobre, o leproso abraçado, a inclusão, um humano, cristão, santo e amigo que provoca em nós um discreto sorriso de cumplicidade...

Com abraço fraterno,

Fr. Vitório Mazzuco Filho OFM

6 comentários:

  1. Oi Mara,
    Permita-me tomar posse deste texto, vou levá-lo para o meu blog.
    Você sabe deste caso de amor que vivo com as coisas de São Francisco, ele me chama, eu me aproximo.
    Mas preciso assumir de fato este compromisso. Preciso ter coragem.....

    ResponderExcluir
  2. Pode usar e abusar...

    Os textos do Frei Vitório são mesmo maravilhosos...
    Dá uma passada no blog dele também...lá tem coisas lindas, lindas!!

    ResponderExcluir
  3. MARA, a leitura deste texto provoca o lado sensível da gente que me fez chorar porque todas as palavras, combinações, enfim ele todo é lindo,amei

    ResponderExcluir
  4. Oi, anônimo, paz e bem!!

    De fato é lindo...é um dom que Deus dá e que ninguém questiona...só agradece.
    Fico feliz que tenha gostado.

    Até sempre

    ResponderExcluir
  5. Mara é maravilhoso esse texto, me faz rever minha vida, saber que encontrei o caminho certo,
    meus verdadeiros amigos. Entender a pobreza franciscana, sentir cada vez mais a presença de Jesus em minha vida. Agradeço muito a Deus por colocar vc em meu caminho, minha mestra...
    PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  6. É Silvana...Santa Clara tinha razão quando dizia que o maior bem que Deus poderia nos dar é a nossa vocação.
    Quando encontramos o CAMINHO, precisamos da roupa certa e dos companheiros certos para que ele seja trilhado na paz e no bem necessários.
    Que bom que você encontrou a roupa e os companheiros entre nós, franciscanos seculares.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua colaboração. Acrescente...
Paz e bem