Bem vindo a este lugar

"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras."

(William Shakespeare)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um Perfume que Vem de Assis

Maravilhoso e delicioso texto do Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM
1. Um autor escreveu uma vez que alguém já nasce franciscano. Não creio que seja assim. As pessoas vão se tornando franciscanas ao longo do tempo. Não é quando entramos para a Fraternidade, nem mesmo quando fazemos a Profissão que atingimos o ideal. Temos a vida toda para aspirar o perfume que vem de Assis. Há certas pessoas que, desde pequenas, se identificam com o espírito de Francisco e mesmo não ingressando na Ordem franciscanamente enfeitam o mundo.

2. Os cristãos franciscanos seriam pessoas caracterizadas por uma largueza de coração. Não são mesquinhos. Não usam medidores para dizer que vão até aqui e não até ali. Essa generosidade se manifesta numa compreensão pela fragilidade humana, num voto de confiança no outro, na capacidade de perdoar aquilo que objetivamente está errado, mas que nasce da fragilidade.

3. O franciscano não fica velho. Está sempre se surpreendendo com as iniciativas de Deus. Hoje o Senhor se manifesta no filho que nasce, no irmão que chega, no médico dedicado, no vizinho que entra trazendo um pacote de pêras e seu sorriso. O franciscano está sempre em estado de maravilhamento diante de tudo. Por isso não envelhece.

4. Os cristãos que se deixam guiar por Francisco são pessoas capazes de amor precisamente porque têm um coração generoso. Amam a Deus, amam as pessoas, amam a natureza. Escondem-se no mistério de Deus na oração, são corteses para com os que encontram e sabem preservar a pureza da água, admirar o sol e cuidar do verde. São generosos no amor.

5. Os franciscanos gostam de cantar mesmo aqueles que não têm muita afinação. Francisco foi um cantor de Deus e um dançarino diante do Altíssimo. Há um gosto de cantar até mesmo a mais vozes. Os conselhos e ministros deveriam sempre cuidar do canto. Não apenas do solo, mas do canto de todos. Uma fraternidade franciscana sabe cantar, até mesmo a chegada da Irmã Morte.

6. Os cristãos franciscanos, com sua simplicidade de espírito, procuram ser pessoas profundamente retas e leais, têm sempre a preocupação de abolir o supérfluo. Não acumulam. Não ficam atentos aos últimos aperfeiçoamentos da técnica para serem os primeiros a possuírem. Vestem-se com bela singeleza e têm a preocupação de ser e não de aparecer. Acreditam na Providência e assim não mostram um rosto sombrio. Corajosamente olham para o amanhã. Deus que com eles esteve o tempo todo no passado, não lhes faltará no futuro. Lembram-se sempre de Francisco que, diante do bispo de Assis, despojou-se dos bens paternos e voltou-se para o amanhã dizendo: Pai nosso que estais nos céus...

7. Não se nasce franciscano. Na medida em que vamos convivendo com irmãos e irmãs verdadeiramente livres de apego, amantes e arautos da paz e do bem, vamos aprendendo, mesmo timidamente, a ser cristãos à maneira de Francisco. Aspiramos um perfume que vem de Assis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração. Acrescente...
Paz e bem